Agentes comunitários de Araranguá fazem paralisação

18/05/16

Agentes comunitários de Araranguá fazem paralisação

Preocupados com a possibilidade de perderem suas vagas de trabalho, os agentes comunitários de Araranguá fazem amanhã (19), a partir das 9h, um dia de paralisação em frente à Prefeitura Municipal.  O protesto é pela possibilidade de mudança de regime de contratação dos agentes comunitários com a abertura de processo seletivo pela administração municipal. Entenda o caso: Atualmente os cerca de 70 profissionais são contratados por uma organização de associação privada, o Consórcio Intermunicipal da Amesc (Cisamesc). Integram o consórcio 15 prefeituras que repassam os recursos para as contratações. De uma hora para outra, a Prefeitura de Araranguá decidiu contratar diretamente os profissionais. E, desta forma lançou um edital com abertura do processo seleção para 100 vagas. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Siva Candido, os trabalhadores acharam muito estranho esta mudança e, alguns protocolaram uma denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT) para investigar a legalidade do edital. “Eles estão com medo de perderem seus empregos podendo ocorrer demissões em massa, caso não sejam aprovados na seleção. Os seus direitos trabalhistas como o FGTS, por exemplo, já que no serviço público o regime é estatutário, também estão ameaçados. Nós pedimos uma audiência com o prefeito Sandro Maciel para amanhã, mas ainda não tivemos respostas. Queremos entender o porquê desta mudança e, lutar para preservar os direitos dos trabalhadores”, pontua o sindicalista.  Segundo ele, o Sindicato não é contra a contratação de agentes e sim, a forma como está sendo feita.