Hospital São Marcos fecha as portas e demite trabalhadores

10/03/17

Hospital São Marcos fecha as portas e demite trabalhadores

Pelos menos por hora, a população de Nova Veneza está sem atendimento no Hospital São Marcos. Com a entrega do Isev para a administração municipal, a instituição está desde a última quinta-feira (09) fechada para todos os serviços. Os 57 trabalhadores foram demitidos sem receber os salários de janeiro e os créditos trabalhistas. A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Zenair Cauduro, explica que a situação está bem delicada e confusa e, os mais prejudicados são os trabalhadores. “Com o Isev fora, a prefeitura assume e passa a gestão para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amesc (CIS –Amesc), no entanto, este processo pode demorar. Os 13 prefeitos tem que concordar e, a Câmara de Veradores de Nova Veneza precisa aprovar, enquanto isso, os ex-funcionários sofrem sem saber como vai ficar o seu futuro”, avalia Zenair.  A assessoria jurídica do Sindicato está acompanhando o caso visando garantir todos os direitos dos trabalhadores evitando que saiam lesados. “Iremos negociar com o novo a administrador a manutenção (recontratação) de 100% dos trabalhadores com seis meses de estabilidade”, pontua advogado Ivan Bitencourt. Conforme ele, na próxima semana será efetuada a rescisão dos contratos sem o pagamento para viabilizar a liberação do Fundo de Garantia e do Seguro-desemprego. Uma audiência pública deve acontecer na Câmara de Vereadores de Nova Veneza dia 15 de março para debater as mudanças.