São José: Sindisaúde cobra posição sobre o fechamento do estacionamento para os trabalhadores e insalubridade da nova clínica

26/07/19

São José: Sindisaúde cobra posição sobre  o fechamento do estacionamento para os trabalhadores e insalubridade da nova clínica

Quais as alternativas para os funcionários com o fechamento do estacionamento? Para buscar resolver este problema, diretores do Sindisáude  se reuniram no dia 25 de julho com a representantes do Hospital São José.  Na ocosaião eles  relatam ao Sindicato que os casos especiais estão sendo tratados diferentes e estão oferecendo aos trabalhadores o vale-transporte  - diga-se previsto em lei -  e ainda, buscando parcerias com estacionamento na região do hospital para os trabalhadores  deixarem os seus veículos pagando um valor menor.

No contraponto o Sindiasúde propos a  criação de um vale-estacionamento no mesmo formato do do vale-transporte para o funcionário trabalhador optar entre um ou outro. Desta forma, podendo escolher a melhor negociação com os estacionamentos e, garantindo um valor ainda melhor.  Cobrando também uma, parte do cutso, subsídio  como é feito com o vale transporte.

A proposta foi bem recebida pela  administração do hospital que se comprometeu em avaliar a mesma junto a sua assessoria jurídica. " Eles  disseram que irão dar uma posição para  o sindicato  na semana. Iremos ainda avaliar o impacto na vida financeira do trabalhador e iremos conversar com eles para saber a sua opinião" disse o diretor do Sindisáude, Cleber Ricardo da Silva Cândido.

Nova clinica de internação do hospital irmã Dione - Na reunião o  Sindisaúde repassou  ao hospital as varias reclamações e denuncias  dos trabalhadores sobre a abertura  da clinica. Eles alegam ser a mesma  uma extensão do pronto socorro e que as demandas que ficavam internadas no pronto socorro leitos são todas transferidas para esse setor como também os funcionários dos leitos foram. Explicam e que por se tratar de vários tipos de patologias mantém esse setor no mesmo grau de riscos biológicos acometidos no pronto -socorro  deveriam receber insalubridade em grau máximo e não em grau médio conforme estão recebendo.  O hospital contrapos alegando que a clinica recebe  somente pacientes que não necessitam de isolamento e não oferecem risco insalubres em grau máximo. Disse  que o setor tem  o laudo da engenheira de segurança do trabalho comprovando o grau.

De outra forma o  Sindisaude reafrimou os riscos gerados ao trabalhador pelo setor  com as patologias dos pacientes. " O hospital tem que avaliar esta situação.  Não se trata-se de um setor escuro e sem ventilação e sim de agentes invisíveis altamente nocivos a saúde", pontuou Cleber.  Conforme o diretor, o Sindicato está  orientando os trabalhadores a fazerem o seu relatório diário com a descrição dos pacientes e as patologias a qual são acometidos. "Com estes dados a entidade irá  comprovar o grau de risco de cada trabalhador e realizar uma visita no local  para apurar e avaliar as demandas e as medidas cabíveis", afirmou o diretor Cleber.