Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS E EVENTOS

Senado aprova campanha Julho Amarelo para combater hepatites virais

04/07/19

Senado aprova campanha Julho Amarelo para combater hepatites virais

Em 2018, o Senado aprovou a campanha Julho Amarelo que institui ações de conscientização e combate às hepatites virais. A data foi escolhida em homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

As doenças provocam a inflamação do fígado e podem ser causadas por abuso de álcool, água contaminada, agulhas infectadas e relações sexuais sem proteção, entre outros motivos.

Segundo o relator, senador Paulo Rocha (PT-PA), as hepatites virais são um problema de saúde pública e muitas vezes são silenciosas e não apresentam sintomas. “É de grande relevância que haja um diagnóstico precoce e, além disso, a vacinação é a melhor forma de prevenção. Instituirmos um mês destinado a chamar atenção para as hepatites virais é um instrumento eficaz de conscientização sobre seus riscos e formas de tratamento e prevenção”,  afirmou o senador Paulo Rocha.

O mês de julho faz referência à data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho).  A FETESSESC entra nessa luta a partir de julho para compartilhar informações importantes para a prevenção da doença.

Fonte: Fetessesc