Sindisaúde aguarda MP para retomar a negociação com os hospitais

27/02/18

Sindisaúde aguarda MP para retomar a negociação com os hospitais

Os trabalhadores dos 15 hospitais de Criciúma e região, assim como a direção Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisáude), seguem na expectativa para retomar a negociação coletiva com o Sindicato Patronal. A categoria depende da convocação do Ministério Público para marcar uma audiência de negociação. O MP irá intermediar o acordo.
ENTENDA O CASO:  Nas Assembleias realizadas em no mês de setembro de 2017 nos hospitais e na sede do Sindicato os trabalhadores aprovaram a pauta de reivindicação que foi entregue em seguida ao Sindicato Patronal. No dia 20 de novembro na rodada de negociação a direção rejeitou na mesa a proposta patronal que oferecia somente o INPC de 1,83% e a retirada de várias cláusulas conquistadas com muita luta ao longo de quase 10 anos. E, posteriormente foram efetuadas novas Assembleias com a aprovação da greve a partir de 27 de novembro.
INTERDITO CANCELA GREVE: No dia 27, o sindicato patronal entrou com interdito proibitório preventivo e, antes de iniciar a greve garantiram uma liminar na justiça que mandava o movimento grevista a manter 100% das atividades em praticamente todos os setores e 70% em apenas algumas atividades como as administrativas. Ainda mais: Os integrantes do Sindicato deveriam ficar a uma distância de 1 quilometro das portas dos hospitais. A Assessoria Jurídica do Sindisaúde   conseguiu cassar essa decisão, porém, eles ajuizaram um novo interdito e ganharam praticamente nos mesmos termos. Assim, na prática, os trabalhadores ficaram impedidos de realizar a greve. Nesse período o sindicato então solicitou ao Ministério Público do Trabalho para intermediar um negociação, o que foi aceito.
“Temos consciência da demora, da cobrança e preocupação de todos os trabalhadores; E, estamos fazendo a nossa parte, Porém estamos travados por causa da reforma Trabalhista e a espera do MP que vai fazer a intermediação de nossa negociação. Peço neste momento a tranquilidade de todos para fazermos uma negociação que mantenha nossas conquistas e garantem mais avanços. Lembrando que os reajustes e outros benefícios que acordarmos serão negociados a serem repassados retroativos a data-base que é o mês de novembro”, explica o presidente do Sindicato, João Martins Estevam.
Conforme João, a direção chama todos para manter a força de luta e organização “pois não iremos aceitar nenhum direito a menos”, sinaliza o sindicalista.

Maristela Benedet
Assessora de Imprensa/Sindisaúde Criciúma