Sindisaúde aciona a justiça contra falta de segurança no São Donato

23/05/16

Sindisaúde aciona a justiça contra falta de segurança no São Donato

A assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), impetrou uma ação na Justiça do trabalho de Criciúma solicitando uma tutela de urgência para determinar que o Hospital São Donato de Içara, adote medidas de proteção coletiva (barreira física) nos setores de recepção da instituição sob pena de multas. Cobra ainda o pagamento de indenização de danos morais a cada funcionário agredido no local de trabalho. Conforme o advogado do Sindisaude, Ivan Bitencourt, há mais de seis meses a instituição vem recebendo denúncias de diversas agressões físicas, verbais e de cunho racista com termos pejorativos sofrida pelos trabalhadores do pronto-socorro. “As vítimas fizeram boletim de ocorrência e foram feitas varias tentativas de resolver o problema junto a direção da instituição sem sucesso. Diante do impasse seguimos então para as as vias judiciais”, pontuou Ivan. Conforme o advogado, ainda foi proferida sentença definitiva pela Justiça, no entanto, o Juiz Titular da 4ª Vara do Trabalho, Erno Blume, proferiu um Despacho sobre o caso onde cita: “Considerando a gravidade dos fatos narrados na petição inicial e a relevância dos serviços prestados pela Entidade Hospitalar ora acionada, determino a intimação da Fundação Social Hospitalar de Içara para manifestar-se a respeito do pedido de tutela provisória de urgência”. No dia 10 de maio, o Sindicato fez um protesto em frente ao São Donato contra a violência aos trabalhadores e cobrando a contratação de um vigilante 24 horas.