12 de Maio - Homenagem aos enfermeiros e a enfermagem

13/05/24

12 de Maio - Homenagem aos enfermeiros e a enfermagem

O Sindisaúde  presta homenagem a todos os profissionais da enfermagem que  dia e noite dedicam-se a amenizar o sofrimento dos doentes e seus familiares, enquanto buscam uma saúde integral e de qualidade para todos. Profissionais que são responsáveis pelas ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, assistência à saúde e reabilitação do doente, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam de assistência.

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente, esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. De nacionalidade inglesa, ela nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus.

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo, na Inglaterra, em 1860.

Os profissionais da enfermagem brasileira adotaram Ana Néri como heroína, pelos serviços voluntários prestados nos hospitais militares durante a Guerra do Paraguai. Nascida em Vila da Cachoeira do Paraguaçu, na Bahia, Ana Justina Ferreira se casou com o capitão de fragata da Marinha, Antônio Isidoro Néri, do qual adotou o sobrenome. Com a deflagração da Guerra do Paraguai, em 1865, os filhos de Ana Néri foram convocados. Inconformada com a separação, ela ofereceu seus serviços como voluntária para cuidar dos feridos, onde aprendeu com as irmãs de caridade da irmandade de São Vicente de Paulo noções básicas de enfermagem, tornando-se a primeira mulher enfermeira do Brasil.

O reconhecimento da categoria foi reforçado em 4 de maio de 2022, com a aprovação do PL n° 2564, de 2020, que criou o piso nacional dos enfermeiros e que agora após decisão do STF se tornou regional .

Com informações da CNTS