8 de Março - Data para marcar a coragem das trabalhadoras há mais de um século e a nossa luta hoje pela PL da enfermagem

07/03/22

O Dia Internacional da Mulher é lembrado no mundo como um dia de resistência e união. A história relata o inicio das reivindicações femininas,  a partir de 1789, com a entrada da mulher no mundo do trabalho. Na Europa elas lutaram pela redução de uma  jornada de trabalho de 17 horas diárias, posteriormente, garantindo uma redução para 12 horas. Na mesma época, nos Estados Unidos, as mulheres protestavam por uma jornada de 10 horas e 129 tecelãs pararam as atividades. Para fugir da repressão se esconderam dentro da fábrica, foram trancadas pela a polícia e os patrões que atearam fogo no local matando carbonizadas as trabalhadoras. Após mais de 100 anos, o 8 de Março foi declarado como o Dia Internacional da Mulher em 1910 na Dinamarca.
E nós trabalhadoras da enfermagem na luta pela aprovação do Piso Nacional da Enfermagem. Qual exemplo podemos tirar da história destas mulheres neste 8 de março?
Há mais de um século, elas começaram uma jornada que teve sim,  avanços e conquistas para todas as mulheres nos dias de hoje. Ainda assim, a desiguldade e as  precárias condições e valorização do nosso trabalho  persistem, como na  nossa profissão. A nossa mobilização por salários dignos e jornada de 30 horas semanais  também é longa. A primeira Lei do Exercício Profissional da Enfermagem foi em 1955  e, a  regulamentação do exercício profissional foi aprovada pela Lei 7.498, de 25 de junho de 1986.  Em 2021, após  diversas mobilizações Brasil afora ao longo de muitos anos,  o Piso Salarial  Nacional da Enfermagem foi aprovado no mês de novembro  no Senado Federal  e está nas mãos dos Deputados Federais para ser votado. Enfim, estamos muito perto de termos  o nosso Piso. No entanto, existe muita pressão dos patrões e outros setores para isso não acontecer. Lembrando as tecelãs, há mais de 100 anos, que perderam a vida para reduzir jornada exaustivas, o que nós, mulheres, maioria na categoria, podemos fazer para garantirmos este direito? Vamos sair as ruas e mobilizar pela votação já do nosso Piso?

Precisamos  acreditar na nossa força feminina para termos a nossa merecida vitória e  valorização. Chega de enrolação!  Chegou a hora dos deputados garantirem que os profissionais da enfermagem exerçam sua profissão com dignidade.

Veja como ficará o nosso salário mínimo nacional:
Enfermeiro/a: R$ 4.750,00; Técnico/a de Enfermagem, R$ 3.325,00; Auxiliar de Enfermagem e Parteira: R$ 2.375,00; e, reajuste anual do valor pelo mesmo índice do INPC.

Vamos juntos  nos organizar  e cobrarmos dos deputado/as federais a aprovação já do PL 2564/2020 e a instituição imediata do Piso Salarial Nacional da Enfermagem.  Neste 8 de março, menos aplausos e flores. E sim a  aprovação do Piso Mínimo da Enfermagem  como o reconhecimento e valorização da mulher trabalhadora da saúde.

O Sindisaúde  homenageia às todas mulheres trabalhadoras da saúde, que todos os dias não deixam de acreditar na própria força.