8 de Março - Mulheres são mais de 80% da força de trabalho na saúde

08/03/23

8 de Março - Mulheres são mais de 80% da força de trabalho na saúde

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

O 8 de Março é um dia para comemorar as conquistas das mulheres na história. Vitórias significativas dos últimos séculos como  o  direito ao voto e a  possibilidade de excercer cargos públicos e  a redução da jornada do trabalho feminino. Marca a presença da mulher, na maioria dos espaço de trabalho, até pouco tempo como lugar de “homem”. E lembrando os  direitos trabalhistas como a licença-maternidade e de poder amamentar. É necessário reconhecer as lutas lá atrás, de mulheres e também de homens, resultando nestas oportunidades entre outras. No entanto, é   um dia para refletir sobre  a longa jornada que a mulher precisa percorrer para ser respeitada com igualdade no combate a  toda forma de preconcieto e violência.

“Conforme o vice - presidente do Sindicato, Fábio Camilo, , as mulheres da saúde concentram mais de 80% das profissionais da categoria. Elas  estão a frente dos serviços diretos com a população nos locais de trabalho. “Por isso, neste dia, reconhecemos o quanto as mulheres são essenciais em todos os espaços da sociedade. Parabéns a todas as trabalhadoras da saúde”, homenageia.

HISTÓRIA DA DATA - Em 1975, a ONU oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A celebração, no entanto, teve início  antes desta data. O dia da mulher é marcado na virada do século XIX para o século XX e surge de um conjunto de movimentos por melhores condições de trabalho para as mulheres. Nas fábricas, as mulheres eram submetidas a jornadas de trabalho extenuantes e a péssimas condições de trabalho. A jornada chegava a 16 horas diárias e o salário correspondia a 1/3 do valor recebido pelos trabalhadores homens. A origem da data é também atrelada a homenagem realizada às mais de cem mulheres que morreram vítimas de um incêndio em uma  fábrica em Nova York, no dia 25 de março de 1911.  (Fonte – Instituto Aurora)