8 de março - Na linha de frente, mais de 80% dos trabalhadores da saúde são mulheres

08/03/24

8 de março - Na linha de frente, mais de 80% dos trabalhadores da saúde são  mulheres

Uma  fundamental parcela das  trabalhadoras da saúde vão “comemorar” nesta sexta-feira, o 8 de março,   Dia Internacional da Mulher,  nos diversos locais de atendimento à saúde das pessoas, seja de dia ou de noite. O setor concentra mais de 80%  de mulheres atuando em várias frentes dos hospitais, clinicas e demais setores. É  uma categoria que não para nunca, pois tem o papel essencial na sociedade de ajudar a salvar vidas.
Porém, mesmo com um papel essencial para a sociedade, falta reconhecimento e valorização, até pela condição de estresse físico e psicológico próprio da função de atuar com vidas diariamente; e  sobra exploração em muitos locais  e melhores condições de trabalho e salários. O Sindicato busca acompanhar as trabalhadoras  e reivindicar melhorias junto a CCT e Acordo Coletivo, nem sempre é fácil o Patrão entender a importância fundamental das mulheres trabalhadoras:
“E esta luta que não somente nossa, da direção. Sim, nos damos a cara a bater, estamos a frente, falamos por estas  trabalhadoras mulheres, mas  é necessário uma participação mais efetiva nas assembleias e mobilizações. O Sindicato são os trabalhadoras e trabalhadores”, analisa o presidente do Sindisaúde Criciúma, Cleber Ricardo da Silva Cândido.

Conforme a diretora tesouraria, Gabriela Campos Pnkoski são muitos os direitos inclusos na CCT garantidos pela nossa negociação como: A mãe (pai também) tem o direito de um dia por semestre para a mãe levar o filho ou filha ao médico, ampliação do adicional noturno até às 7 horas direito ao feriado e intervalo intrajornada  para os plantões 12 x36 e 6x6 x12,  percentual de 40% de insalubridade para o setor de higienização. Os benefícios em convênios como os  atendimentos gratuitos para as nossas  sócias com pediatra e ginecologista, academias, escolas e faculdades, “sem falar do atendimento jurídico e ganho em causas coletivas e individuais preservando o direito legal das trabalhadoras e tantos outros direitos e benefícios. Ainda falta muito com certeza, mas hoje tempos que celebrar junto estas grandes vitórias e mantermos a nossa vontade de alcançar mais, como mulheres e trabalhadoras;  sabendo da nossa força. Parabéns a todas  as profissionais!”, conclui Gabriela.

ORIGEM DO 8 DE MARÇO - A data lembrada em todo o mundo é simbólica. Celebrado desde 1975, o Dia Internacional da Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover maior mobilização para a conquista de direitos e para propor soluções às violências e discriminações sofridas pelas mulheres. Mas a história de luta feminina começa muito antes disso. Desde o início do século XX, trabalhadoras fabris já reivindicavam igualdade salarial e condições dignas de trabalho e acabaram sendo presas e nos Estados Unidos queimadas dentro de uma fábrica.  (Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com JusBrasil)