A melhor negociação de Campanha Salarial dos trabalhadores da saúde de Santa Catarina

23/04/21

A melhor negociação de Campanha Salarial  dos trabalhadores da saúde de Santa Catarina

Mas afinal: Qual é o seu valor trabalhador da saúde? A negociação fechou, mas esta  provocação  vai continuar ecoando nos corredores dos locais de trabalho.

Negociação coletiva -  Segue os índices negociados e aceitos pela categoria

- Plebiscito realizado dias 29,30 e 31 de março e 1° de abril.
Resultado:

Total de 1.946 votantes
1.134 disseram SIM a proposta das empresas
794 disseram NÃO a proposta  das empresas

- Reajuste salarial Geral 7%

- Reajuste Salarial 6,5% nos hospitais São Donato de Içara,  São Roque de Morro da Fumaça, Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, São Jorge Tadeu de Meleiro, São Roque de Jacinto Machado, Hospital Nossa Senhora de Fátima de Praia Grande e São Sebastião de Turvo.

- Reajuste do vale alimentação de R$155 reais para os que já ganham. Lembrando que mais uma vez o sindicato reivindicou para todos e as empresas negaram.

- Vale alimentação do Hospital São Donato de R$ 80 reais
As empresas que pagam Vale-alimentação acima desse valor reajustaram os mesmos em 7%.

- Todo o reajuste tem que ser pago retroativo a março mês de competência.

- Já nas cláusulas jurídicas conseguimos garantir que os trabalhadores diagnosticados com Covid 19 e afastados manterão o direito ao prêmio incentivo mensal.

- Manutenção das cláusulas vigentes

Confira  as reivindicações que foram negociadas e rejeitadas pelos empregadores:

-Reajuste de 10%
-Vale alimentação de R$ 200 reais para todos
-Insalubridade de 40% em cuidados com infectados e psiquiátricos
- Duas folgas extras mensais
-Auxílio transporte para quem usa condução própria

Respeitando a decisão da maioria, com certeza o reajuste  foi muito bom e o melhor do estado. Porém, temos plena certeza que  poderia e deveria ter sido acima dos percentuais aceitos pela categoria. “Em plena Pandemia, com o trabalho exaustivo e, ainda mais perigoso   vocês colegas da saúde mereciam receber  mais”, analisa o diretor tesoureiro Cléber Ricardo da Silva Cândido. Lutamos e pressionamos os patrões em três longas rodadas de negociação.  Nas duas primeiras reuniões era somente NÃO para tudo. Foi nos últimos minutos da terceira rodada que “arrancamos” o 10% no vale - alimentação para os hospitais maiores quando a proposta era somente repassar a inflação”, explica Cléber. Garantimos a manutenção dos mais de 40 itens conquistados nas cláusulas sociais e, vamos continuar a acompanhar as demandas dos trabalhadores sempre buscando ampliar benefícios e manter seus direitos.

Segue impasse na negociação IMAS – Seguimos na luta sem conseguir fechar a negociação. A pauta de reivindicação foi encaminhada no mês de janeiro e até o momento, final de abril, “conseguimos nos reunir somente uma vez e eles não apresentam nenhuma proposta. O único avanço foi na reposição da inflação  de 6.22%. Continuamos na pressão para garantir aumento real e aumento no vale alimentação”, explica o diretor tesoureiro do Sindisaúde, Cléber Ricardo da Silva Cândido. Iremos manter a pressão para ampliar as conquistas.