Aniversário - Sindicato completa 46 anos de fundação neste domingo, 26

24/09/21

Aniversário - Sindicato completa 46 anos de fundação neste domingo, 26

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região ( Sindisaúde), completa 46 anos de fundação dia 26 de setembro. Devido as restrições de limite de pessoas nas festas por causa do Covid 19, a tradicional festa da categoria ainda não será realizada. "Mesmo distantes, devemos lembrar esta importante data pela nossa história de luta e pelo reconhecimento da importância das atividades dos trabalhadores da saúde no atendimento a população, principalmente neste momento de Pandemia" , pontua o presidente do Sindicato, Cleber Cândido.

O movimento que começou em 26 setembro de 1975, com a presença de 19 trabalhadores reunidos no auditório do Hospital São José de Criciúma, surgiu e permanece com um único objetivo: cuidar dos direitos dos trabalhadores da saúde.

Hoje, 46 anos após a fundação, revisitamos as tantas histórias de luta, as diversas causas que nos mobilizaram por todos estes anos e que permanecerão sendo o foco do nosso trabalho na defesa de todos aqueles que, incansavelmente, através da sua vocação, colocam o seu conhecimento a serviço de todos os cidadãos.

Podemos destacar diversas conquistas para marcar este aniversário:

Entre elas o vale-alimentação, biênio, quinquênio, reajuste salariais e piso salarial, feriado na jornada 12 x 36, regulamentação do banco de horas e de horas extras, cerca de R$10 milhões em ações judiciais revertidos aos trabalhadores e R$ 5 milhões em investimentos de infraestrutura. Compra da unidade móvel e o abono de valorização devido a atuação dos profissionais no enfrentamento ao Covid 19.

Sao cerca de 5 mil trabalhadores da saúde atuando em 26 municípios da Região de Criciúma e Vale do Araranguá.