CNTS repudia ataque de bolsonaristas à profissionais da enfermagem

04/05/20

Profissionais de saúde manifestavam em homenagem a colegas mortos pela Covid-19 quando foram agredidos por grupo contrário às medidas de isolamento social

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS vem a público manifestar sua indignação e repúdio aos ataques de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro contra profissionais da enfermagem ontem, 1º, em Brasília.

Os enfermeiros participavam de ato pacífico e silencioso na Praça dos Três Poderes, reivindicando melhores condições para combater a pandemia do coronavírus, defendendo o isolamento social e homenageando os trabalhadores da enfermagem de todo o país que morreram lutando contra a Covid-19. Quando foram agredidos verbal e fisicamente por cerca de 10 apoiadores do presidente da República.

A CNTS considera inadmissível que este tipo de agressão contra profissionais da saúde ocorra no país e exige das autoridades apuração e punição imediata contra os autores desse ato.

A Confederação reitera seu compromisso com os profissionais da saúde, que mesmo submetidos a situações precárias e sem condições adequadas de trabalho, estão na linha de frente no combate ao coronavírus. A pandemia já provocou mais de sete mil afastamentos do trabalho dos profissionais da enfermagem e 53 pessoas morreram por causa da doença. Por isto, só pedimos que respeitem e valorizem quem luta para salvar a vida dos brasileiros.