Com não a proposta patronal, Trabalhadores e Trabalhadoras da saúde entram em estado de greve

29/05/24

Os trabalhadores da saúde da região de Criciúma estão em greve. A mobilização abrange os hospitais maiores como São José, Materno Infantil Santa Catarina, São Donato e Unimed. Na rodada de negociação com o sindicato patronal desta quarta-feira, 29, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde),disse não às propostas  dos hospitais, seguindo definição da categoria nas Assembleias realizadas nos dias 27 e 28 de maio. O Hospital São José avançou um pouco, sinalizando 4% de aumento para todos e,  R$ 15,00 no vale alimentação passando de R$ 207 para R$ 215,00. A Unimed manteve a mesma proposta de somente repassar a inflação de 3,86% e  zero de aumento para os profissionais da enfermagem, principalmente os técnicos, alegando ter repassado 30% de aumento em 2023. Os demais hospitais seguem sinalizando somente a inflação. E todos continuam negando incluir o piso da Enfermagem na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Em relação a Unimed, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido,  o percentual foi repassado no ano passado para o cumprimento da Lei do piso da Enfermagem, “e não porque foram bonzinhos e agora querem congelar o piso? Não! vamos lutar pelo reajuste. Não aceitamos essa proposta sem valorização e reconhecimento da importância do profissional da saúde e entramos em estado de greve”, conclui o presidente. Vale lembrar que o piso da Enfermagem foi aprovado em 04 de agosto de 2022, por meio da Lei 14.434, que alterou a Lei 7.498 de 1986 fixando a remuneração mínima para a categoria: Enfermeiros da rede pública ou privada recebem, R$ 4.750,00; técnicos de Enfermagem, R$ 3.325,00 e auxiliares de Enfermagem e parteiras, R$ 2.375,00.

NEGOCIAÇÃO JÁ FECHADA - Os trabalhadores dos hospitais menores: São Roque de Morro da Fumaça, Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, São Judas Tadeu de Meleiro, São Sebastião de Turvo, São Roque, de Jacinto Machado  e Nossa Senhora de Fátima, de Praia Grande aceitaram a proposta de 3,86% da inflação, a aplicação do vale alimentação de R$ 100,00 que eles não recebiam e, a regulamentação do piso da Enfermagem no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Assim como foi fechado o Acordo Coletivo com o  Imas no mês de abril,  com  aumento de 4,5% para todos os trabalhadores, incluindo a enfermagem, Vale-alimentação de R$ 225,00  e, a inclusão do piso  da Enfermagem no Acordo Coletivo mantendo a garantia da continuidade do pagamento do piso e dos reajustes salariais. A data base é 1º de março.