25/02/25
Segue nova pauta de reivindicação:
1- Reajuste salarial: Reposição Geral do INPC + 3% de aumento real: Na pesquisa feita com os trabalhadores da saúde, 79% dizem estar insatisfeitos com os seus salários e que a reivindicação pelo reajuste real de salário é importante para aumentar seu poder de compra perante a inflação, que é crescente o número de estabelecimentos de serviços de saúde no estado e na região, demostrado por novos empreendimentos e ampliação nas estruturas físicas, levando a percepção do retorno financeiro, seja nos planos de saúde, atendimentos particulares e até mesmo nos SUS que vem crescendo acima dos patamares, deixando explicito que é possível a valorização dos seus funcionários.
2- Piso Mínimo de R$ 2,040,00: A proposta patronal de reajustar o piso mínimo baseado no piso estadual é rechaçada, ressaltando que o piso estadual é para trabalhadores inorganizados, que não tenham convenções coletivas, os números em nossa região demonstram que temos uns dos menores pisos mínimos da região, abaixo de várias categorias, por isso se faz necessário a maior valorização do piso mínimo.
3- 4 dias por ano para acompanhar filho de menor ao médico e dentista: Os trabalhadores(as) da saúde são mais de 80% mulheres e muitas são mães, que por necessidade tem que em algum momento acompanhar seus filhos de menor ao médico, e a ampliação nos dias para acompanhamento é de suma importância na valorização e reconhecimento da mulher no local de trabalho como mãe, provedora e profissional.
4- 10 dias ao ano para acompanhar filho de menor em caso de internação: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante que um dos pais ou responsáveis legais da criança ou adolescente possa acompanhá-lo em tempo integral durante a internação hospitalar.
O que diz o ECA?
• O artigo 12 do ECA determina que os hospitais devem proporcionar condições para que um dos pais ou responsáveis permaneça com a criança ou adolescente internado.
5- Adicional Noturno de 30%: O pagamento do adicional noturno é um direito do trabalhador que compensa o esforço extra e os sacrifícios enfrentados por quem trabalha à noite.
Justificativas:
• O período noturno é naturalmente destinado ao descanso, exigindo adaptações físicas e mentais dos profissionais.
• O trabalho noturno é mais penoso para o trabalhador, e os efeitos nocivos à saúde persistem mesmo após a prorrogação da jornada.
• O adicional noturno valoriza a escolha profissional de trabalhar à noite.
• O adicional noturno influencia na escolha e permanência em um emprego.
6- Hora extra 100% ou banco de horas compensado 1x 1,5, incluindo intervalo que são descontados da compensação: As horas extras são um direito do trabalhador e devem ser pagas quando realizadas, para compensar o tempo a mais que o funcionário trabalha. Entendemos que trabalhadores em horas extras aumentam o lucro da empresa, que não precisam contratar mais mão de obra para efetuar trabalhos extras, valorizando aquele que se dispõem ultrapassar sua jornada em benefício da empresa, por isso entendemos que o pagamento com adicional de 100% é importante, e já o trabalhador que se dispõem a fazer horas extras por compensação pelos mesmos motivos tem que ser compensado com pelo menos 50% de horas a mais na sua compensação, e podendo definir juntamente com a empresa o melhor momento para compensação.
7- Descongelamento do quinquênio: O descongelamento do quinquênio em nosso entendimento não deixa de ser uma gratificação das empresas que tem em seu quadro funcional trabalhadores com mais de 20 anos de empresa, que por este tempo se dedicam e priorizam a empresa, por isso é justo a valorização desses profissionais com o descongelamento do quinquênio.
8- Vale Alimentação reajuste de 50,00 reais: Nos últimos cinco anos, o preço da alimentação no domicílio subiu 55%, bem acima da inflação geral do período, que ficou em 33%, segundo o IPCA, do IBGE, por isso a importância do reajuste no vale alimentação para todos conforme reivindicação.
9- Pagamento de sobreaviso também nos intervalos intra jornada: A necessidade se faz, pelo motivo obvio, todo trabalhador em sobreaviso, fica, a disposição também em seu intervalo de descanso, exemplo, trabalhadores de Serviço Móvel de Urgência.
10- Insalubridade, não concordamos com a retirada da clausula: Em nosso entendimento a proposta de retirada da cláusula trará grande repercussão negativa em toda categoria que já tem o adicional incluso no seus salários a mais de 30 anos, ressaltamos que não há nenhuma segurança nos laudos feitos pelas empresas, que tem controle total e unilateral sobre os mesmos, a manutenção da clausula se faz necessário pois ela regula todos os setores e empresas de estabelecimentos de serviços de saúde, garantindo que os trabalhadores, terão o direito, e não diminuindo drasticamente seus salários , evitando várias demandas judicias que deverão ocorrer nesse caso.
11- Inclusão da jornada acima da oitava até a nona hora, será possível desde que não haja retrocesso na atual convecção que entendemos que devemos avançar e não retroceder.
12- Manutenção das Demais Clausulas: Justifica-se por ser uma construção de muitos anos, e fazem parte do dia a dia do trabalhador da saúde, e como as empresas pensam em crescer, nós trabalhadores entendemos que temos que ter avanços nos direitos e não retrocesso.