31/01/22
Por unanimidade, a chapa “Para Continuar Avançando” foi eleita para conduzir a CNTS durante o período de 2022-2027. A chapa única recebeu 100% dos votos dos delegados votantes, o pleito sindical contou com a participação de 84,75% dos delegados inscritos. O II Congresso Eleitoral Ordinário para a eleição da Diretoria e Conselho Fiscal foi realizado de forma virtual, dia 8 de dezembro, das 9h às 13h. Sob o tema Unidade, Organização e Resistencia em Defesa dos Trabalhadores da Saúde, o pleito sindical consagrou a reeleição do presidente, Valdirlei Castagna. Com a chapa eleita, a Confederação teve uma renovação de quase 50% dos atuais membros da diretoria. O mandato terá início em 1º de março de 2022.
“A CNTS inicia um novo ciclo, com grande inovação dos dirigentes, através de um Congresso democrático e transparente e, desta forma, sairemos renovados para atuar nas várias frentes em defesa dos trabalhadores da saúde. Essa renovação será fundamental para enfrentarmos os retrocessos dos últimos anos, como perdas salariais, aumento da terceirização e retirada de direitos conquistados duramente ao longo de décadas de luta. A categoria pode ter certeza que não vai faltar esforço e luta para defender e valorizar os profissionais da saúde. Não vai faltar luta para que as pautas da categoria sejam aprovadas e que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos, para isto, continuaremos dialogando e lutando no Congresso Nacional, no Executivo e no Judiciário”, afirma o presidente, Valdirlei Castagna.
A nova gestão da Confederação terá como vice-presidente, Osmar Gussi, representando a Federação do Mato Grosso do Sul. A secretária-geral será Lucimary Santos Pinto, representando a Federação do Nordeste. A tesouraria será comandada por Maria Salete Cross, representando a Federação de Santa Catarina.
Segundo a nova secretária-geral, a diretoria eleita dará continuidade ao trabalho sério realizado na atual gestão, notadamente no sentido da valorização dos profissionais da saúde. “A categoria confiou em nós, isso revela que estamos no caminho certo e, também, coloca em nossas mãos a responsabilidade de desenvolver, a cada dia, um trabalho melhor. Na próxima gestão pretendemos seguir com o trabalho sério e ético, priorizando a defesa dos profissionais da saúde. Teremos muitos desafios pela frente, pois temos no comando do país, um governo negacionista e desorganizado, que preza pela classe empresarial em detrimento a classe trabalhadora. Mas vamos sempre persistir e lutar, prontos para levar o nome da nossa Confederação para frente”, afirmou Lucimary Santos Pinto.
Processo eleitoral – A comissão eleitoral foi presidida pelo tesoureiro-geral, Adair Vassoler, teve como mesários o secretário-geral da CNTI, Nelson Luiz Bonardi, e a doutora Camilla Aures Cruz.
“A aprovação da chapa por 100% dos eleitores respalda a representatividade da CNTS, que inicia um novo ciclo, com um grupo de dirigentes novos e ampliação do alcance da Confederação, desta forma, terão mais condições de atuar nas várias frentes em defesa dos trabalhadores. Parabenizo os novos dirigentes, que terão uma tarefa árdua pela frente, na busca pela aprovação do piso salarial da Enfermagem, pela jornada de trabalho, pelo descanso digno, e pelas demais bandeiras significativas dos profissionais da saúde ”, afirmou o presidente da comissão eleitoral, Adair Vassoler.
União e resistência em defesa dos profissionais da saúde – O Congresso Eleitoral contou também com debates acerca das pautas da categoria em tramitação no Congresso Nacional, da conjuntura política e sindical e os impactos da pandemia da Covid-19 no mundo do trabalho. Participaram do debate, o assessor parlamentar da CNTS, André Luiz dos Santos; a juíza do Trabalho, Noêmia Porto; o subprocurador-geral do Trabalho, Dr. Francisco Gérson Marques de Lima; e a assessora jurídica da CNTS, Zilmara Alencar.
A senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) participou do Congresso da CNTS e explanou sobre a tramitação no Senado Federal do PL 2564/2020, que trata do piso salarial da Enfermagem. “Conheci a CNTS na batalha e empreitadas pela realização deste sonho que é o piso salarial da Enfermagem e a jornada de 30 horas. Nós conseguimos avanços importantes através de um amplo acordo realizado por vocês e por outras entidades, que foi imprescindível para a aprovação do PL 2564 no Senado Federal. Um resultado que é fruto do entendimento e do acordo construído junto a cada um de vocês. Agora, nós temos a segunda etapa desta batalha, que é a luta na Câmara dos Deputados, para pautar e aprovar. Acredito que, se construirmos a aprovação na forma do texto que veio do Senado, teremos celeridade e a sanção presidencial desta lei, o que será um marco histórico para esta categoria tão sofrida, que está na linha de frente do enfrentamento da pandemia”, afirmou a senadora.
As imagens do evento estão disponíveis no Flickr da CNTS, através deste link. Confira a composição da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da CNTS Gestão 2022-2027:
Presidente: Valdirlei Castagna
Vice-presidente: Osmar Gussi
Secretário-Geral: Lucimary Santos Pinto
Secretário-Geral Adjunto: Adilson Luiz Szymanski
Tesoureiro-Geral: Maria Salete Cross
Tesoureiro-Geral Adjunto: José Carlos dos Santos
Diretor de Patrimônio: Isabel Cristina Gonçalves
Diretor de Assuntos Legislativos: Mário Jorge dos Santos Filho
Diretor de Políticas Públicas e Serviços Públicos: Manoel Pereira de Miranda
Diretor de Assuntos Internacionais: José Raimundo Santana dos Santos
Diretor de Formação e Política Sindical: Terezinha Perissinotto
Diretor Jurídico e de Assuntos Trabalhistas: Carlos Alberto Monteiro de Oliveira
Diretor de Assuntos da Previdência e Assistência Social: Domingos da Silva Ferreira
Diretor de Assuntos de Aposentados e Pensionistas: Clotilde Marques
Diretor de Negociação Coletiva: André Luiz Silva dos Santos
Diretor de Imprensa e Comunicação: Mistrael Mário Pereira da Silva
Diretor de Assuntos de Gênero, Raça, Diversidade e Juventude: Tatiane de Castro
Diretor de Segurança e Saúde do Trabalhador: Lázaro Antônio Santana
Diretor de Pesquisa, arquivo e Memória Sindical: Dejamir Souza Soares
Diretor de Cultura Esporte e Lazer: Joaquim Valdomiro Gomes
Diretor de Assuntos Econômicos: Jeová Gomes dos Santos
Suplentes De Diretoria
Margarete Lavarda Resmini
Ubiratan Gonçalves Ferreira
Josemar Bezerra da Nóbrega
Antônio Agamenon Torres Viana
Fabio Ramos Nunes Fernandes
Lamartine dos Santos Rosa
Luana Mendes Leite Soares
Bianca D’ Carla Macedo da Costa
Adailton Antônio da Silva
Adailton Antônio da Silva
Leodália Aparecida de Souza
Welida Costa Gonçalves
Marcio Teixeira Barboza
Eloisa Moura Azevedo Arce
Melchora Gomes Ibanez Rodrigues
Márcio Pascoal Ribeiro Junior
José Carlos da Silva
Denise de Matos de Freitas
Dalva Maria Selzler
Júlio Cesar Lopes Frota
Clóvis Corrente
Conselho Fiscal – Efetivos
Walter José Bruno D’Emery
Silvio Vidart Madruga
Walteci Araújo dos Santos
Conselho Fiscal – Suplentes
Carlos Borges da Rosa
Graciete Mouzinho
Aparecida dos Santos Lima