FETESSESC comemora 40 anos de história de lutas em dezembro de 2018

12/12/18

FETESSESC comemora 40 anos de história de lutas em dezembro de 2018

No dia 16 de dezembro de 2018, a FETESSESC completa uma trajetória de 40 anos de atuação na luta pelos direitos dos trabalhadores. Para comemorar a data e resgatar momentos que marcaram essas quatro décadas, a FETESSESC realizará no dia 12 de dezembro uma solenidade de homenagens a figuras importantes da história da entidade, e lançará o livro FETESSESC 40 anos.

A Federação foi fundada em um cenário de necessária recomposição do movimento sindical brasileiro, já que vivenciou um período em que militantes sofriam com perseguições, lideranças eram aprisionadas e o forte movimento sindical formado na década de 1950 vivia uma desestruturação pós golpe civil-militar de 1964.

A união de cinco sindicatos: Blumenau, Florianópolis, Criciúma, Lages e Joinville foi o movimento inicial para a fundação da Federação em 1978. Em 1971, foi fundado o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Blumenau. O então funcionário do Hospital de Santo Antônio, Gercino Evaristo, procurou trabalhadores em saúde dos três hospitais da cidade, com o objetivo de articular forças e criar naquele ano o sindicato.

Naquele período, grande parte dos trabalhadores em serviços de saúde catarinenses não possuía representação regional. O Sindicato dos Trabalhadores de Florianópolis era a única entidade de classe da área da saúde vigente no estado. O sindicato fora fundado em 26 de setembro de 1951 por Celsa Machado Lemfers, então funcionária do Hospital de Caridade.

A criação do sindicato em Blumenau em 1971 marcou a abertura de um maior diálogo entre trabalhadores da saúde no estado, pois se percebeu a necessidade de uma representação que debatesse os interesses dos trabalhadores em serviços de saúde de forma integrada e estadualizada. Os diretores sindicais catarinenses tiveram contato com esse tipo de representação no Rio de Janeiro, por meio da Federação dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde que até a década de 70 era a única entidade representativa de trabalhadores da saúde em nível nacional. Até 1973, o sindicato de Blumenau foi filiado à Federação Nacional.

Em 1974, uma articulação entre os sindicatos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul criou a Federação Interestadual dos Trabalhadores da Saúde. O objetivo era fortalecer os sindicatos da área da saúde no sul do país. A união aproximou o diálogo entre os sindicatos da região sul, para que pudessem forcar em pautas específicas dos estados.

Entre 74 e 78 foram criados os sindicatos de Criciúma (1975), Lages (1976) e Joinville (1977), totalizando cinco sindicatos de trabalhadores na área da Saúde em Santa Catarina, realidade que permitia legalmente a fundação de uma Federação no estado. Neste contexto de reconstrução do movimento sindical em pleno golpe militar, e de construção de uma rede de sindicatos em todo estado, que no dia 16 de dezembro de 1978 foi criada a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FETESSESC).