Fetessesc participa de Audiência Pública que debateu situação do SAMU em Santa Catarina

18/08/17

Ocorreu nesta terça-feira, ás 9h a Audiência Pública sobre a situação do SAMU em Santa Catarina. O debate foi realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A Fetessesc esteve representada pelo presidente da entidade, Cleber Cândido, e pelo diretor do Sindicato da Saúde de Criciúma e membro do Conselho Fiscal da Fetessesc, Reginaldo Kjelin.

A audiência foi realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e discutiu o serviço oferecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Catarina, seu modelo de gestão, problemas gerenciais e administrativos.

Uma das soluções apresentadas pelo governo é a chamada “militarização do SAMU”, ou seja, o repasse das funções do SAMU para o Corpo de Bombeiros. O presidente da Fetetesesc, Cleber Cândido, avalia que a proposta se implementada irá sucatear o serviço. “O SAMU é um serviço de saúde e os bombeiros um serviço de segurança pública, a avaliação é que os dois serviços não podem se misturar, eles podem até trabalhar em parceria. Nós sabemos que o objetivo do governo com essa estratégia é enxugar ainda mais os gastos gerando sucateamento e desemprego na área da saúde. A Fetessesc tem a posição de que é preciso manter a estrutura do SAMU e melhorar essa estrutura” disse Cleber.

Fonte: Fetessesc