Funcionários entram em greve. Dívida chega a R$ 10 mi

10/12/15

Funcionários entram em greve. Dívida chega a R$ 10 mi

Os funcionários do Hospital São José de Criciúma deram início, na manhã desta quinta-feira, à greve da categoria. A paralisação foi anunciada na tarde dessa quarta-feira, dia 9, e a decisão foi tomada pelo não pagamento dos últimos salários. A direção do hospital se reuniu nesta manhã para, em entrevista coletiva, explicar a situação financeira da instituição.
O São José possui, neste momento, um prejuízo de pouco mais de R$ 10 milhões. O valor, devido pelo Estado de Santa Catarina e pelo Município de Criciúma, tem se acumulado desde outubro deste ano. A falta de pagamento resultou no atraso dos pagamentos de funcionários, médicos e fornecedores do hospital.
A diretora da instituição, irmã Líbera Mesari, afirmou o sentimento de abandono pelo qual a instituição passa atualmente. “O povo precisa ter a segurança de uma porta aberta na hora em que mais precisa de ajuda e cuidados. Estamos nos sentindo abandonados”, afirma.

Apenas urgência e emergência

Desde as 6 horas de hoje, o hospital recebe para atendimento apenas casos de urgência, emergência, hemodiálise, radioterapia e quimioterapia. As cirurgias eletivas e casos considerados de menor gravidade serão remarcados.
Segundo o diretor técnico Raphael Elias Farias, os pacientes que não se encaixam nestes quadros devem procurar outros serviços de saúde da região. “Estamos com poucos trabalhadores e precisamos manter uma situação segura para os pacientes que já estão internados e que continuarão assim até receber alta, e também para os casos urgentes que chegarem ao Pronto Socorro.”
Dívida
A vice-diretora do hospital, irmã Terezinha Buss, explica que do valor total de R$ 10 milhões, aproximadamente R$ 9 milhões são devidos pelo Estado de Santa Catarina e R$ 1 milhão pela Prefeitura de Criciúma. Atualmente, o valor bruto mensal da folha de pagamento do hospital é de R$ 3,5 milhões. “O Ministério da Saúde realiza um depósito mensal de R$ 4,5 milhões. Recebemos a notícia de que no próximo mês, eles terão condições de depositar apenas 50% deste valor. Com isso, chegamos ao fundo do poço.”
Segundo a direção do hospital, o Estado não deu início à negociação para colocar os pagamentos em dia. Em contrapartida, segundo o diretor administrativo do HSJosé, Laércio Régis Ferrari, a Prefeitura de Criciúma (que deve um total de R$ 1 milhão) realizou o pagamento de R$ 392 mil na tarde dessa quarta-feira, e se comprometeu a pagar o restante hoje.

Fonte/Texto: Portal Engeplus