Outubro Rosa - Juntos contra o câncer de mama

10/10/22

Outubro Rosa - Juntos contra o câncer de mama

O Sindisaúde reforça importância da conscientização sobre o câncer de mama e do diagnóstico precoce neste mês de outubro. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, foram estimados mais de 66 mil novos casos em 2021, com risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre mulheres no país, foram 18 mil mortes por ano.

São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença. Mas houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.

O diagnóstico precoce aumenta significantemente as chances de cura. Por isto, Cuide-se. Não deixe de fazer o autoexame e garantir um acompanhamento médico de rotina.

Informações CNTS