Pesquisa:Trabalhadores do São José querem proteção contra doenças infectocontagiosas

06/06/16

A falta de proteção dos trabalhadores em relação a exposição as doenças infectocontagiosas, sem uma ala específica para o tratamento destas doenças e, proteção dos profissionais e pacientes foi uma das mais graves denúncias feitas pelos trabalhadores do São José junto ao Sindisaúde. Os problemas foram relatados de forma sigilosa no sindicato itinerante no mês de maio. Conforme o presidente do Sindisaúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido, na avaliação da entidade estes trabalhadores estão super-resistentes a esta bactéria e antibióticos e, se ficarem doentes terão pouca chance para a cura em função do organismo estar imune a estes medicamentos. “Exigimos que a administração providencie este espaço evitando assim a contaminação dos pacientes sem doenças contagiosas e evitando os demais a colocarem em riscos a sua própria vida”, critica Cleber.

Confira abaixo o resultado da pesquisa:

Responderam a pesquisa 368 trabalhadores.
A pesquisa foi elaborada com as seguintes perguntas, onde as opções de respostas estavam entre Bom, Regular e Ruim, Sim e Não

1- “Você é sócio do Sindicato?”

 98,64%        Sim
 1,36%          Não

2- “Como você avalia o trabalho do sindicato?”

 70,66%              Bom
 25,28%              Regular
 2,98%                Ruim
 1,08                   Não Responderam

3- “No setor que você trabalha o número de trabalhadores é suficiente” ?”

 47,28%              Sim
 51,64%              Não
 1,08 %               Não Responderam

4- “Você tem local para descanso?”

 72,97%              Sim
 26,49%              Não
 0,54%               Não Responderam

 Como Você avalia esse local?

 26,63%              Bom
 33,15%              Regular
 33,70%              Ruim
 6,52%                Não Responderam

5- “A empresa oferece alimentação para você?”

 63,,59%             Sim
 35,05%              Não
 1,36%                Não Responderam

 Se oferece é?

 31,79%              Bom
 35,87%              Regular
 16,58%              Ruim
 15,76%              Não Responderam

6- “ Você sabe se seu FGTS e INSS estão sendo depositados?”

 58,15%             Sim
 40,76%             Não
 1,09%               Não Sabem

Relatos escritos a próprio punho por alguns trabalhadores que participaram da pesquisa.

 Aspecto ruim da refeição como arroz, feijão e a carne, (somente frango ) e muitas vezes mal cozido;
 Várias reclamações do local para descanso como: pequeno, sujo, pouca ventilação, calor e insetos;
 Pacientes com suspeitas de doenças infectocontagiosas, H1N1, tuberculose, cianeto, ( 8 casos na visita);
 Enfermeira do C.O trata os trabalhadores com arrogância e desrespeito;
 Quem não tem direito ao vale alimentação, acho que todos deveriam recebem;
 Sobrecarga de trabalhos;
 Pressão das chefias e coordenações;
 Troca de Horário e setor sem aviso com antecedência para que o trabalhador se organize
 Falta de material para o exercício das funções.
 Muita sujeira no chão da clínica cirúrgica
 Descarpax de alguns setores ultrapassando a linha limite e com agulhas viradas para a “virada” do mesmo