Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS E EVENTOS

População protesta contra fechamento do Hospital Psiquiátrico

12/04/17

População protesta contra fechamento do Hospital Psiquiátrico

Mais uma vez, funcionários e familiares de pacientes internados no Hospital Psiquiátrico Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), no distrito de Rio Maina, em Criciúma, reuniram-se em uma manifestação. O ato ocorreu nesta quarta-feira, 12, em frente à instituição, e teve como objetivo chamar a atenção do poder público para a situação vivenciada na unidade. A antiga Casa de Saúde está prestes a suspender os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), caso os repasses feitos à instituição não passem por reajustes.

De acordo com o diretor administrativo da unidade, Marcelo Sottana, a ação foi promovida após novos problemas serem registrados no local. “Essa manifestação foi organizada devido à situação que ainda está precária no hospital. O valor que eles repassaram este mês não deu para custear o valor da folha. Tive que pegar dinheiro emprestado para pagar o valor e não tenho dinheiro para a medicação”, destaca.

A falta de recursos seria motivada pela desatualização da tabela SUS, que aponta o repasse diário de R$ 49,90 por paciente. No entanto, conforme defendido pela instituição, o custo por dia é de R$ 149,35 por internação.

 

Fonte: DN Sul - Foto: Francis Leny