Primeira rodada de negociação da campanha salarial dos trabalhadores da saúde acontece nesta segunda-feira,11 de março com o Instituto Imas em Araranguá

11/03/24

A primeira rodada de negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores da saúde do vale do Araranguá está agendada para esta segunda-feira, dia 11 de março,  às 15h, na subsede do Sindicato de Araranguá, com o  Instituto Maria Schmitt (IMAS). A negociação abrange os trabalhadores do Hospital Regional e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMESC (Cisamesc) com 15 municípios consorciados.

Entre as reivindicações estão o 8% de aumento geral, o vale alimentação de R$ 50,00  e a inclusão no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do pagamento do Piso da Enfermagem entre outros pontos.  A pauta  da Campanha Salarial 2024 a 2025, foi  aprovada nas Assembleias realizadas de  20 a 22 de fevereiro. As cláusulas sociais com diversos benefícios históricos foram acordadas em 2023 valendo para dois anos.

Este ano um  ponto de pauta fundamental a ser negociado é o pagamento do Piso da Enfermagem. O  Supremo  Tribunal Federal (STF) determinou em votação no dia 18 de dezembro de 2023 que o Piso agora é regional:
“Depois de mais de 20 anos de mobilizações para aprovação da Lei do Piso e,  após a Lei ser  aprovada nacionalmente em 04 de agosto de 2022, agora  por pressão dos Patrões ela deve ser debatida regionalmente. O STF determinou que o Piso da Enfermagem  não será nacional e sim regional, sendo obrigado a ter negociação coletiva junto ao Sindicato Patronal. Ou seja, precisa ser convencionado, integrar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ”, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde Criciúma), Cleber Ricardo da Silva Cândido.

Conforme Cândido, o Governo Federal segue  repassando as parcelas dentro do prazo e o Ministério da Saúde garantiu a continuidade da verba para o pagamento da enfermagem. São mais de cinco mil trabalhadores, distribuídos em 15 hospitais e diversas clínicas na região de Criciúma e vale do Araranguá. A data-base da categoria é 1º de março.

Mais Informações com Informações – Cleber Ricardo da Silva Cândido –   (48) 99937 -0675

Maristela Benedet - Assessora de Imprensa - (48) 99606 6984

Foto - Arquivo Maurício Vieira