Sem poder paralisar por força de liminar, trabalhadores da enfermagem protestam em Criciúma

21/09/22

Mesmo sem poder paralisar por 24h como ocorre em todo o Brasil, centenas de enfermeiros do Sul catarinense fizeram um ato de protesto contra a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) que barrou o piso salarial nacional da categoria. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 20. Após falas na praça, os participantes seguiram em caminhada pela Rua Coronel Pedro Benedet até próximo ao Hospital São José.

“Conseguimos depois de tanto tempo nosso piso base. Aí agora um ministro sem embasamento legal nenhum cancela e tudo certo? Temos que nos manifestar, que não estamos satisfeitos. É nosso direito! É uma lei e ela não está sendo efetivada porquê? O salário deles está lá. Eles fizeram o reajuste deles ninguém se manifestou contra nada. E se realmente a gente parar? Se realmente fazermos uma greve nacional? O que vai ser? Fazemos mais falta que eles. Temos que ser valorizados e olha a diferença salarial. Absurdo tudo isso”, comenta a técnica de enfermagem há 18 anos, Lidiane Oliveira.

la fez parte dos cerca de 200 trabalhadores que participaram do ato. A ideia inicial do movimento era aderir a paralisação de 24h que ocorre em todo o Brasil. Porém, no início da manhã o indicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde) recebeu uma decisão liminar da Justiça do Trabalho que impôs multa diária de R$20 mil reais em caso de paralisação. A decisão veio após pedido do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Região Sul que representa as empresas e hospitais.

O embasamento para a decisão foi a comunicação sobre a paralisação ter sido realizada após o prazo de 72h conforme a legislação.  “Vamos cumprir a detemrinação juduica e nos mostramos com muita indignação”, comenta o presidente do Sindisaúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido. “Estamos fazendo o protesto com os trabalhadores que saíram do trabalho agora”, completa.

Texto Lucas Colombo do Portal Litoral Sul

Foto - Maristela Benedet