Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS E EVENTOS

Semana da enfermagem de 12 a 20 de maio e a luta contra a Reforma da Previdência

13/05/19

Semana da enfermagem de 12 a 20 de maio  e a  luta contra a Reforma da Previdência

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente em 12 de maio. Esta data homenageia o trabalho e contributo dos profissionais que atuam em equipes de enfermagem, como auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem e enfermeiros para a promoção da saúde em estabelecimentos de saúde.

De 12 a 20 de maio é celebrada a Semana da Enfermagem. Semana necessária para refletir sobre a importância do trabalho dos profissionais que prezam pela recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência continua de cuidados, e também para reconhecer a luta organizada por direitos desses trabalhadores.Enfermagem é cuidado, trabalho e vida. Nesta data a FETESSESC parabeniza as trabalhadoras e trabalhadores que compõem equipes de enfermagem nos estabelecimentos de saúde catarinenses.

Em um momento em que a retirada de direitos é a política de governo, é preciso valorizar ainda mais as funções e esforços dos trabalhadores brasileiros, para então entender que o empenho dos trabalhadores é digno de reconhecimento e não de penalização. O profissional da saúde é aquele que acolhe, promove vida, cuida, se doa para fazer com que o outro se sinta melhor.

A Reforma da Previdência, proposta pelo Governo Federal e que tramita no Congresso Nacional, prejudica em peso os profissionais da área da saúde ao excluir a possibilidade de aposentadoria especial.

Atualmente, se uma mulher se formou no curso técnico de Enfermagem em 2002, inciando a trabalhar em condições insalubres, com 24 anos, em 2003, ela teria condições de se aposentar com 49 anos, com valor integral, se nunca tivesse ficado desempregada.

Se a Reforma for aprovada, essa mesma mulher só se aposentaria com 61 e 6 meses anos. Mesmo com documentos que comprovassem as condições insalubres que precisou enfrentar, ela teria que contribuir 37 anos e 6 meses de contribuição. Poderia se aposentar com valor proporcional a 96% da média aritmética de todos os seus salários de contribuição. Ou, ela poderia se aposentar com 40 anos de contribuição e 64 de idade para receber o valor integral.

A aposentadoria especial na prática, deixará de existir.

Nesta semana da enfermagem é preciso dizer não a Reforma da Previdência!

Fonte: Com informações de JusBrasil e Fetessesc