26/09/25
Os 50 anos do Sindisaúde, fundado em 26 de setembro de 1975, foi comemorado com homenagens no dia 26 de setembro, data do aniversário da sede-recreativa no bairro Verdinho, em Criciúma. Lideranças sindicais da região, representantes da categoria da saúde e convidados participaram do evento. A direção recebeu Moção de Reconhecimento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina apresentada pelo deputado estadual Rodrigo Minotto e Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Criciúma, apresentada pela vereadora Giovana Mondardo. Na última segunda-feira (22), a Câmara de Vereadores de Araranguá, apresentada pelo vereador Samuel Nunes, entregou a Moção de Reconhecimento pelos serviços prestados à categoria da saúde.
Minotto ressaltou que celebrar os 50 anos do Sindisaúde é reconhecer a luta de uma categoria que dedica sua vida a cuidar das pessoas: "Esse meio século de história mostra a força da união, da defesa dos direitos e do compromisso com a valorização dos trabalhadores da saúde," reforçou o deputado.
A vereadora Giovana Mondardo disse que foi justo homenagear esse sindicato tão atuante na região que há cinco décadas está ao lado dos trabalhadores: "Nosso mandato segue à disposição para contribuir com as pautas dos trabalhadores", destacou a vereadora.
A diretoria do Sindicato valorizou a importância dos associados na existência da entidade e homenageou seis sócios mais antigos, além de uma funcionária com 31 anos de casa.
Um dos homenageados, o senhor Antônio Cardoso Martins, sócio há 50 anos, aposentado do Hospital São José, se emocionou ao receber a placa de homenagem da entidade em agradecimento. Já o associado Joaci da Silva Machado há mais de 35 anos e integrante da primeira direção da oposição, em 2009, ressaltou o respeito da diretoria em lembrar do seu nome: "Ser reconhecido como uns dos sócios mais antigos de uma entidade sindical é algo que traz muito orgulho; não só por representar um vínculo duradouro, mas também por ter um reconhecimento da dedicação, da confiança e da contribuição ao longo dos anos”, disse.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), Valdirlei Castagna fez uma reflexão sobre as lutas e os entraves, que ainda seguem, em relação ao direito de os profissionais receberem o Piso Nacional da Enfermagem.
Chegar ao meio século de história é motivo de orgulho e de reconhecimento da luta coletiva:
“ São meio século de fundação, porém destacamos está história de muitas conquistas, com a vitória da oposição sindical , esta diretoria com algumas alternâncias, há cerca de 15 anos, em 2009, pois sentimos a necessidade de dar voz e defender os trabalhadores da saúde”, explica o presidente do Sindisaúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido, o primeiro presidente eleito desta chapa de oposição.
De cerca de 1.400 associados, quando este grupo assumiu em 2009, chega em 2025 com mais de 6 mil sócios. “Se triplicamos os associados é porque passamos confiança e compromisso na nossa atuação e se existe algo que eu particularmente me orgulho, é a nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com diversas cláusulas de direitos para a categoria. E o trabalhador só vai se associar se confiar na direção do Sindicato”, avalia o presidente.
Conforme Cleber, a nova direção encontrou um Sindicato desacreditado, penhorado, com uma dívida de cerca de R$ 500 mil, inclusive dívidas trabalhistas, entre outros problemas. Mas com uma boa administração quitou as dívidas e fez e não para de fazer, investimentos de obras físicas e conquistas de valorização para todos os trabalhadores; agregado a mais de 50 mobilizações e greves, ações judiciais conquistou, mantem e ampliou as conquistas e direitos a partir de 2010 até os dias atuais, e que não estão na CLT como:
Mais que duplicou a média salarial garantindo aumento real para todos; conquistou o Vale-alimentação; Refeição para o plantão noturno (estes trabalhadores só recebiam um lanche durante a noite); Direito ao feriado e intervalo intrajornada, para as jornadas 6x6x12 (eles tinham o feriado como um dia normal sem compensação e horas extras);Folga de um dia por semestre para a mãe ou pai levar seu(s) filho(s) ao médico; Ampliação do adicional noturno até às 7 horas; Insalubridade de 20% a 40% para todos, inclusive aqueles que não teriam direito conforme legislação vigente; Prêmio incentivo mensal, uma conquista para os sócios que contribuem e mantém o sindicato ativo na luta, que é pago pelos empregadores; Biênio: para os funcionários que completarem dois anos de empresa; Quinquênio; para os funcionários que completarem cinco anos de empresa. Resultado das lutas foi mais de R$ 50 milhões ganhas em Ações Coletivas revertidas para os trabalhadores visando preservar direitos garantidos e não cumpridos e uma das mobilizações de mais de 10 anos do Sindicato, junto às entidades nacionais, foi a luta pela aprovação da lei e a implantação do Piso da Enfermagem no Congresso Nacional e Senado Federal, o que aconteceu em julho de 2022.
Bens adquiridos de 2010 a 2025:
- Compra do terreno e obra da sede recreativa, um local de lazer para sócios e familiares;
- Compra de uma sala comercial para o funcionamento da subsede e reforma na subsede;
- Construção da sede administrativa em Criciúma;
- Aquisição de novos veículos;
- Aquisição da Unidade Móvel totalmente equipada para atender os sócios no local de trabalho.
- Construção de um pavilhão e um novo salão espelhado na sede recreativa;
CONVÊNIOS E ASSESSORIA JURÍDICA - São mais de 50 especialidades em convênios em saúde, educação, exames, dentista com descontos e, atendimento médico e odontológico gratuito em Criciúma e Araranguá para os associados; além de advogados de todas áreas gratuito para os associados entre outros benefícios.
FUNDAÇÃO - O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde Criciúma), foi fundado no dia 26 de setembro de 1975, no auditório do Hospital São José, de Criciúma, com a presença de 19 trabalhadores, como Associação Profissional dos Enfermeiros e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde de Criciúma conforme era determinado pelo Ministério da Saúde. Antes da Associação os trabalhadores da saúde eram representados pelo Sindicato do Comércio. Após algumas mudanças de nomes, em 1993 passou definitivamente a se chamar Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Criciúma e Região.
REPRESENTAÇÃO – O Sindisaúde representa os profissionais de 23 municípios da AMREC E AMESC com uma base de cerca de 9 mil trabalhadores. A arrecadação financeira vem das mensalidades de sócios trabalhadores da saúde e taxas negociais aprovadas em assembleias, no caso, estas taxas cobradas de trabalhadores não sócios. Pois eles também são beneficiados com a atuação do Sindicato.