Sindisaúde mobiliza nos hospitais pela votação no Senado do PL da jornada 30 horas e implantação do piso nacional para os trabalhadores da enfermagem

13/05/21

Sindisaúde mobiliza nos hospitais pela votação   no Senado do PL  da jornada 30 horas e implantação do piso nacional para os trabalhadores da enfermagem

Na semana da enfermagem, o Sindisaúde Criciúma mobilizou com faixas, panfletos e botons  nos hospitais para chamar os trabalhadores a fazer pressão pela votação e aprovação do  Projeto de Lei (PL), nº 2564/2020  que visa estabelecer o piso salarial dos profissionais de Enfermagem. Os atos iniciaram dia 12 de maio, encerrando hoje, 13, no Hospital São José em Criciúma.
“ Somente no São José são cerca de 900 trabalhadores na enfermagem e  esta  é uma das reivindicações e uma luta antiga da categoria. A aprovação do PL irá reconhecer e valorizar  de verdade os profissionais da saúde, lembrando  ainda este momento  grave da Pandemia, e corrigir discrepâncias de salários  praticados em todos o pais. Por isso, os profissionais precisam mostrar sua força e ajudar a cobrar dos Senadores a votação e sua aprovação”, destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos da Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido. O PL prevê o piso salarial de R$ 7.315,00 para enfermeiros, R$ 5.120,00 para técnicos, e R$ 3.657,00 para auxiliares de Enfermagem e abrange todos os setores. O Senador Fabiano Contarato (REDE), é o autor do projeto, que foi apresentado no dia 12/05/2020 como Projeto de Lei N°2564 para implantação do Piso Salarial da Enfermagem.  Em março deste anos, a senadora Zenaide Maia (PROS) foi designada em plenário para ser a relatora da matéria. O PL fixa ainda a jornada para 30 horas semanais a categoria.