Sindisaúde preocupado com o corte de R$ 50 bilhões do SUS para Santa Catarina pelo Governo Federal

23/09/19

Sindisaúde preocupado com  o corte de R$ 50 bilhões do SUS para Santa Catarina pelo Governo Federal

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), avalia a possibilidade de perda de R$ 50 bilhões nas verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2020, para Santa Catarina com muita preocupação. A  proposta do Governo Federal prevê um corte de 40% do orçamento nas verbas do SUS ou seja, cerca de R$ 50 bilhões para o investimento de média e alta complexidade. Para o diretor tesoureiro do Sindisaúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido, este corte irá precarizar diretamente as instituições, o atendimento aos usuários do SUS, ou seja, a maioria da população. Um outro agravante será o desemprego que irá gerar no setor da saúde.  " Infelizmente estamos diante de um governo que não se preocupa com o povo brasileiro com os trabalhadores. Está a cada dia reduzindo mais e mais os seus direitos,” opinou Cleber. Para ele, a população  deve  cobrar dos seus representantes políticos a sua intervenção para impedir que este corte aconteça.