Trabalhadores da enfermagem aprovam greve a partir do dia 30 de junho

22/06/23

Trabalhadores da enfermagem aprovam greve a partir do dia 30 de junho

Nas Assembleias realizadas nesta quarta-feira, 21, em Criciúma e  Araranguá  os  trabalhadores da enfermagem aprovaram paralisação pelo não  pagamento do Piso da Enfermagem dia 30 de junho. A  greve está condicionada a paralisação nacional prevista para o dia 29 de junho seguindo orientação do Fórum Nacional da Enfermagem.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido, sozinhos não vamos resolver o pagamento do nosso piso, por isso devemos parar unidos e com a paralisação nacional dia 29, paramos dia 30.

“ Sabemos que os patrões estão pressionando para não pagar, ação  visível na posição do Supremo Tribunal Federal (STF). Diante de outras decisões do STF após a liberação da suspensão do de alterar  a lei , temos a preocupação de perder este direito por isso, iremos para a luta, junto com a adesão nacional.  E junto a tudo isso, o repasse da verba do Governo Federal que ainda não chegou  nos  municípios e entidades filantrópicas, foi cancelado por hora,  aguardando a decisão do STF, "explicou Cleber.O Sindicalista reitera que após uma luta de mais de 20 anos pelo piso a categoria conquistou a Lei e ela deve ser cumprida.

ENTENDA O CASO:  No dia 12 de maio,   Dia da Enfermagem, o presidente Lula sancionou a Lei garantindo R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso salarial da enfermagem. O projeto de lei foi aprovado no final do mês de abril autorizando o repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde para que estados e municípios garantam o pagamento.

Veja os valores do Piso da Enfermagem:
Enfermeiros: R$ 4.750
Técnicos de enfermagem: R$ 3.325