Trabalhadores da enfermagem mobilizam pelo piso salarial da categoria

14/02/23

Trabalhadores da enfermagem mobilizam pelo piso salarial da categoria

Um grupo representando a categoria de enfermagem se mobilizou na tarde desta terça-feira, dia 14, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, em Criciúma.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido, o protesto é uma orientação a nível nacional, tendo em vista que existe uma insatisfação com relação ao piso do técnico em enfermagem.

"É pela viabilização e pagamento urgente do piso salarial, que está em torno de R$ 1 mil a menos", disse. Nas regiões da  Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Associação Municípios Região de Laguna (Amurel) são 7 mil técnicos em enfermagem, que corresponde a 70% da categoria. Atualmente o piso do técnico de enfermagem na região é de R$ 2.375. Ainda conforme Cândido, uma greve geral pode ser deliberada no dia 10 de março, caso a reivindicação não seja atendida até a data.

O protesto é organizado pelo Sindisaúde Criciúma, Servidores Públicos de Criciúma e Içara. "Quem cuida, hoje precisa de reconhecimento, de valorização", afirmou o representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp), Marcionei Fernandes.

Texto Engeplus