Trabalhadores da Saúde querem 8% de reajuste e a inclusão do pagamento do Piso da Enfermagem na CCT

27/02/24

Os trabalhadores da saúde dos hospitais e clínicas de Criciúma e vale do Araranguá querem 8% de aumento geral, reajustes no vale alimentação e a inclusão na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do pagamento do Piso da Enfermagem.  A pauta  da Campanha Salarial 2024 a 2025, foi  aprovada nas Assembleias realizadas de  20 a 22 de fevereiro. O ofício com as reivindicações já foi encaminhado ao Sindicato Patronal solicitando a primeira rodada de negociação  para dia 06 de março ainda sem confirmação. A  primeira mesa  com  o Imas  será realizada dia 11 de março.   Lembrando que as cláusulas sociais foram acordadas em 2023 valendo para dois anos. São mais de cinco mil trabalhadores, distribuídos em 15 hospitais e diversas clínicas na região de Criciúma e vale do Araranguá. A data-base da categoria é 1º de março.

A pedido dos Patrões, o Supremo  Tribunal Federal (STF) determinou em votação no dia 18 de dezembro de 2023 que o Piso agora é regional:  “ Infelizmente, uma Lei aprovada nacionalmente depois de anos de luta, agora deve ser debatida regionalmente. O STF determinou que o Piso da Enfermagem  não será nacional e sim regional, sendo obrigado a ter negociação coletiva junto ao Sindicato Patronal. Ou seja, precisa ser convencionado, integrar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) junto as demais pautas negociadas”, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde Criciúma), Cleber Ricardo da Silva Cândido.
Conforme Cândido, o Governo Federal segue  repassando as parcelas dentro do prazo e o Ministério da Saúde garantiu, conforme divulgação, a continuidade da verba para o pagamento da enfermagem. Confira no link  da matéria públicado pelo Coren de Santa Catarina https://www.corensc.gov.br/2024/02/02/ministerio-da-saude-repasses-do-piso-salarial-2024/. “Portanto  está  nas nossas mãos, e na força  da enfermagem, unidos com a representação do Sindicato  a garantia do repasse do piso acordado na CCT”, destaca o presidente.

Confira a pauta de reivindicação entregue ao Patronal e IMAS:

- Reposição de 100% do INPC do período de 1º de março de 2023 a 28 de fevereiro de 2024 e aumento real totalizando 8% de aumento.

- Piso salarial mínimo - Fica restabelecido o piso salarial para os integrantes da categoria profissional, a partir de 1º.3.2024 o valor de R$ 1.944,00.
-  Salário base enfermagem:
Auxiliar de enfermagem- R$ 2.565,00
Técnico de Enfermagem- R$ 3.591,00
Enfermeiro: R$ 5.865,00

Importante - Solicitamos a  inclusão do piso da enfermagem na CCT, devido   a decisão  do STF que determinou que o piso seja convencionado.

- Vale Alimentação - Vale Alimentação para todos no valor de R$ 250,00. Já as empresas que pagam valores maiores o reajuste no vale alimentação será de 8%.