Trabalhadores da saúde votam em Assembleias a proposta patronal segunda (27) e terça-feira (28)

24/05/24

Após várias rodadas de negociação, os patrões ofereceram somente 3,83% da inflação e o Sindicato reivindica 8% de aumento

Os trabalhadores da saúde de hospitais e clínicas da região de Criciúma e vale do Araranguá votam nos dias 27 e 28 de maio  nas Assembleias a proposta do Sindicato Patronal.  Após várias rodadas de negociação o percentual oferecido é de somente 3,83% da inflação do período  e,  o valor de R$ 207,00 no vale alimentação, ou  seja, o valor de R$ 7 reais no vale para os hospitais maiores. Para as instituições  menores,  eles oferecem o mesmo 3,83% do INPC e R$ 100,00 de  vale alimentação para os profissionais que ainda não recebem. O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde) reivindica 8% de aumento geral  e um vale alimentação de R$ 250,00. O presidente Cleber Ricardo da Silva Cândido, explica que  agora é momento de união da categoria nas Assembleias para dizer não a proposta  e buscar mais  valorização e ganho real:  “Estamos chegando ao mês de junho e ainda não fechamos a nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)  porque  os patrões oferecem uma proposta sem valorização e reconhecimento da importância dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde.  Eles  querem pagar somente a inflação e R$ 7 reais no vale alimentação além de  não querer reconhecer  o piso da Enfermagem na CCT. O  lamentável é que foram eles, os patrões a pressionar o  Supremo Tribunal Federal (STF)  para acabar com o piso e, o STF acatou e passou o piso de nacional para regional e agora, não querem negociar”, pontua o sindicalista. Conforme Cleber, o patronal também se nega  a repassar  aumento para a enfermagem alegando ter pago  35%  de reajuste no ano passado o  que é uma inverdade. “Foi apenas cumprida a Lei, com verba do Governo Federal em 2023. Por isso é fundamental a participação de todos nas Assembleias”, avalia o presidente. A data base é 1º de março.

LOCAIS E DATAS DAS ASSEMBLEIAS:

Auditório da sede do Sindicato em criciúma
27  de maio –  7h30, 13h30 e 19h30
28 de maio – 7h30 e 19h30
Assembleias hospitais

27 de maio
Hospital são Roque de Morro da Fumaça – 9h;
Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga – 11h

28 de maio
Hospital São Judas Tadeu de Meleiro – 10h;
Hospital São Sebastião de Turvo – 11h30;
Hospital São Roque de Jacinto Machado – 13h;
Hospital Nossa Senhora de Fátima de Praia Grande – 15h.