Trabalhadores da saúde votam esta semana proposta patronal

29/03/21

Trabalhadores da saúde votam esta semana proposta patronal

Os cerca de cinco mil trabalhadores da saúde de Criciúma e Região votam de terça a quinta-feira (30, 31 de março e 1º de abril), nos turnos de trabalho, a proposta do Sindicato Patronal para a Campanha Salarial da categoria com data-base em 1º de março. As empresas ofereceram reajuste de 7%, sendo 6,22% de reposição da inflação e 10% de aumento no vale-alimentação. Esta proposta vale para os hospitais São José, São João Batista e Unimed de Criciúma. Já para os hospitais São Donato de Içara, Materno Infantil Santa Catarina de Criciúma, São Roque de Morro da Fumaça, Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, São Jorge Tadeu de Meleiro, São Roque de Jacinto Machado, Hospital Nossa Senhora de Fátima de Praia Grande e São Sebastião de Turvo a proposta é de 6,22% de reajuste nos salários. Como nem todos hospitais menores pagam o vale-alimentação, para as instituições que repassam o benefício o aumento seria também de 6,22%.O diretor tesoureiro, Cleber Ricardo da Silva Cândido, explica que a proposta vai ser repassada nos plebiscitos e a categoria decide se aceita ou não: “Foram quatro exaustivas rodadas de negociação lutando e argumentando para conquistarmos mais valorização e melhoria aos trabalhadores. Agora, a decisão cabe a categoria. Caso a proposta seja rejeitada pela maioria iremos decidir os próximos rumos da negociação”, avalia o sindicalista. Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão:  reajuste de 10% mais 6,22% da inflação, um aumento de 30% no vale-alimentação para todos os funcionários e o repasse 40% de insalubridade para todos os trabalhadores que atendem os pacientes infecto-contagiantes e psiquiátricos entre outros benefícios.
Data, local e horário dos plebiscitos:
30/03 - Hospital Santa Catarina as 7h e 19h e São Donato as 7h.
30/03 - Hospital São João Batista as 7h e as 19h.
30 e 31/03 - Hospital São Roque de Morro da Fumaça as 15h30 e Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga as 17h30.
30 e 31/03 – Hospital São Judas Tadeu de Meleiro as 6h30, Hospital São Sebastião de Turvo as 9h, Hospital São Roque de Jacinto Machado as 11h e no Hospital Nossa Senhora de Fátima Praia Grande as 14h.
31/03 e 01 de abril - Hospital São José as 6h30 e as 12h30 e
Hospital Unimed as 6h30 e as 12h30.
31/03 – Hospital São Donato as 7h e  Hospital São João as 18h30.
Urnas estarão disponíveis na sede do Sindicato para votação nos mesmos dias.