Trabalhadores do Rio Maina encerram greve

26/06/18

Trabalhadores do Rio Maina encerram greve

Os trabalhadores do Rio Maina aceitaram proposta e greve foi encerrada na tarde dessa terça-feira, dia 26. Eles aceitaram a proposta da administração do hospital emitiu uma proposta de depositar ainda hoje 50% dos vencimentos relacionados ao 13ª salário e férias. Ainda conforme a proposta, o restante deve ser quitado no dia 25 de julho.

"Os trabalhadores estavam sem expectativa de recebimento e agora, dentro de acordo, existe multa em caso de não cumprimento e uma segurança maior. Caso o pagamento não esteja na conta ele voltam a paralisar" disse o diretor tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Criciúma e Região (Sindsaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido.

A dívida referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deverá ficar em segundo plano. "Eles ficaram de fazer uma outra proposta. A prioridade é férias e 13º salário e eles estão tentando fazer um refinanciamento na Caixa. Já acionamos a justiça e o processo está sub judice (aguardando determinação judicial)", explica o diretor.

Entenda o caso

Os funcionários do Hospital Psiquiátrico Casa de Saúde Rio Maina entraram em greve na manhã dessa segunda-feira, dia 25. A principal cobrança é a falta de pagamento do 13º salário referente ao ano de 2017, férias vencidas e também o não depósito das parcelas do FGTS. Somente com 13º salário e FGTS, estima-se que a dívida do hospital com funcionários ultrapasse R$ 1 milhão conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Criciúma e Região (Sindsaúde).