Trabalhadores do Samu paralisarão as atividades a partir das 6 horas desta terça-feira

21/12/20

Os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entrarão em greve a partir das 6 horas desta terça-feira, dia 21, por tempo indeterminado. Os profissionais alegam atrasos no pagamento do 13° salário, férias e defasagem de reajuste salarial. Na manhã desta segunda-feira, profissionais e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde) estiveram reunidos para definir a escala.

“São 175 profissionais que atuam no Samu na região Sul e 70% dos trabalhadores irão aderir à greve. Continuaremos com 30% do efetivo para casos de emergência”, explicou o diretor do Sindisaúde, Cléber Ricardo da Silva Cândido. Somente no Sul do Estado, contando as regiões Carbonífera, Amurel e Amesc, são 175 trabalhadores do Samu, que é gerido pela OZZ Saúde. Em Santa Catarina são cerca de mil funcionários e a estimativa de valor devido pela gestora, somente com 13°, é de R$ 3 milhões.

O Sindisaúde responde por socorristas, enfermeiros e radioperadores do Samu. Já os médicos são representados pelo Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul). Na tarde de hoje, a partir das 14 horas, haverá uma manifestação durante a cerimônia de lançamento do Serviço Aeromédico (Sarasul) que acontecerá no Parque Altair Guidi, em Criciúma.

O diretor jurídico Glauber Guimarães de Oliveira da empresa OZZ Saúde afirmou à reportagem do Portal Engeplus que a empresa está trabalhando junto ao Estado para realizar o pagamento do 13º salário.

Fonte-Texto - Engeplus