Trabalhadores unidos:Sexta-feira começa com Greve Geral em Criciúma

28/04/17

Trabalhadores unidos:Sexta-feira começa com Greve Geral em Criciúma

Matéria em atualização. Última atualização às 8h58.
Movimentos sindicais, trabalhadores e estudantes se reúnem desde as 7 horas nas proximidades do Terminal do Pinheirinho, em Criciúma, para em seguida começar uma caminhada pela Greve Geral que acontece em todo o país nesta sexta-feira, dia 28. Os presentes começaram, por volta das 8h50, a caminhada rumo ao centro da cidade.
Tanto a PM quanto a organização estimavam que mais de 800 pessoas estavam no local. Os terminais amanheceram vazios e nenhum ônibus circulou no início da manhã. O presidente do Sindicato dos Bancários, Edegar Generoso, ressaltou em sua fala no protesto que o acordo era que os ônibus começassem a circular apenas às 10 horas, mas o acordo teria sido descumprido, pois alguns veículos já estariam em circulação em alguns bairros de Criciúma.
No início da manhã, ao longo das avenidas Universitária e Centenário, algumas pessoas aguardam pelo transporte nas paradas, mas os veículos estavam nas garagens das empresas. Por volta das 7h40, apenas um ônibus da prefeitura estava no terminal.
Segundo a PM, as primeiras movimentações do dia aconteceram às 3 horas, em frente à garagem da Expresso Forquilhinha, no bairro Pinheirinho, onde os ônibus ficaram trancados. Por volta das 5 horas, manifestantes já começavam a chegar ao Terminal do Pinheirinho para a reunião.
Itaci de Sá, presidente do Sindicato dos Ceramistas, afirma que o saldo do movimento é positivo. "Estamos na rua desde as 3 horas para fazer o movimento fluir. Contabilizamos às 8 horas cerca de 300 pessoas presentes e vamos em direção ao Centro da cidade. Estão sendo elaborados movimentos na BR-101 em vários pontos de Santa Catarina. O povo é tranquilo. Não queremos atos de violência. Queremos mostrar que não estamos contentes com as alterações que o governo está fazendo nas legislações Trabalhista e Previdenciária", afirma.
Sá explica que os manifestantes seguem da Unesc até a avenida Centenário, de onde caminham até o Centro da cidade. "No Terminal Central faremos um novo ato, e em seguida, por volta das 11 horas, descemos para a Praça Nereu Ramos para conversar com trabalhadores e a comunidade e pedir que eles entrem no movimento"
Terminal do Pinheirinho vazio por volta das 7h30 desta sexta-feiraTerminal do Pinheirinho vazio por volta das 7h30 desta sexta-feira

Fonte:Portal Engeplus