Um total de 82% dizem SIM a greve no São Donato

31/08/20

Um total de 82% dizem SIM a greve no São Donato

Os trabalhadores do Hospital São Donato de Içara, podem deflagrar greve a partir da zero hora da próxima segunda-feira, dia 07 de setembro. O protesto foi aprovado por 82% dos profissionais nos plebiscitos realizados nos dias 26 e 27 de agosto na instituição. São cerca de 150 funcionários do São Donato. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido, o hospital não conversa com o Sindicato e não reconhece a importância dos seus trabalhadores no atendimento aos pacientes no cuidado e zelo pela saúde da população. “Eles estão cansados, pedem valorização por parte da administração da instituição e melhores condições de trabalho. Nas demais reivindicações querem um abono de gratificação de R$ 600,00 a todos os profissionais, considerando o mesmo ser uma instituição de referência para o atendimento do Covid 19; a restituição dos valores descontado das folhas dos profissionais afastados em função do coronavírus;  a testagem dos funcionários; insalubridade  de 40% dos profissionais na linha de frente do atendimento dos pacientes com Covid 19, entre outros benefícios”, explica do diretor. O Sindisaúde denuncia e cobra a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), para os trabalhadores contaminados pelo Covid e, uma atenção maior com estes profissionais no uso nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de forma descartável, sem a reutilização dos mesmos. Conforme Cleber, na Campanha Salarial deste ano, com data-base em março, o Hospital repassou somente a inflação do período, de 4,74%, sem nada de ganho real e, “ainda parcelou em três vezes, sendo a única instituição a parcelar o INPC”, criticou o sindicalista. Na última semana, 24, o Sindicato realizou protesto em frente à instituição por melhores condições de trabalho.