Vergonha: Saúde rejeita inflação parcelada realiza e faz assembleias

09/11/15

Vergonha: Saúde rejeita inflação parcelada realiza e faz assembleias

O sindisaúde rejeitou a proposta do sindicato patronal aos trabalhadores dos hospitais e clínicas de reposição de 100% da inflação do período, estimada em 10,33%, sem ganho real na terceira rodada de negociação realizada hoje (09) no hospital São José. Nas duas primeiras reuniões eles não haviam sinalizado nenhuma proposta. Para os hospitais maiores: São José, São João, Unimed e Regional de Araranguá repassam 70% do INPC em em janeiro e os 30% restantes em março de 2016. Já as instituições menores pagam o total de 70% da inflação, ou seja 7,23%,  em duas parcelas sendo 35% na folha de fevereiro e 35% na folha de março. Assembleias nas instituições deverão ser realizada na próxima semana, nos dias 16, 17, e 18 de novembro para aprovação ou rejeição da proposta. “Eles disseram não a todas as nossas reivindicações e ofereceram esta proposta que desrespeita e desvaloriza a os trabalhadores.  Nós não vamos de forma alguma defender esta proposta que nem supre a inflação e as perdas dos profissionais na maioria das instituições. Agora os trabalhadores é que decidem se aceitam ou não”, pontuou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido. A categoria reivindica: reajuste de 10% de aumento real mais o INPC do período; vale-alimentação de R$ 250,00;00; Jornada de 06 horas diárias com uma folga semanal; jornada de 12 X 36 com duas folgas mensais de quinze em quinze dias; jornada comercial de 40 horas semanais; fim do Banco de Horas; pagamento pelas empresas do salário até o quinto dia útil e as obrigações trabalhistas como: decimo terceiro salário, FGTS e previdência social; plano de saúde para os empregados; contratação de mais trabalhadores em respeito ao dimensionamento; mudança da data base de novembro para abril; homologação dos exames admissionais no sindicato